Aceito convites para um café! :

Estrutura de dados – PILHA

O post Estrutura de dados – PILHA tem como objetivo conceituar e exemplificar a estrutura de dados do tipo pilha. Para exemplificar a estrutura de dados PILHA será implementado vários exercícios utilizando a linguagem C#. Porém, os conceitos abordados no artigo poderão ser utilizados facilmente em outras linguagens de programação como C, C++, Java e PHP.

Estrutura de dados

Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.

Estrutura de dados – PILHA

Uma pilha é uma estrutura de dados que admite remoção de elementos e inserção de novos objetos.  Mais especificamente, uma  pilha (= stack)  é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação:  sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo. Em outras palavras, o primeiro objeto a ser inserido na pilha é o último a ser removido. Essa política é conhecida pela sigla LIFO (= Last-In-First-Out).

01 – Representando a pilha de dados e implementando os métodos de empilhar e desempilhar

O vídeo demonstra como criar as variáveis necessárias para representar uma pilha e implementa os métodos Empilhar e Desempilhar em um aplicativo do tipo console Applications.

02 – Criando um programa em modo console para empilhar, desempilhar e exibir os dados da pilha

O vídeo demonstra como criar um programa em modo console que empilha, desempilha e mostra os dados armazenados.

 

Fonte: UNICAMP e USP.

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.