Aceito convites para um café! :

WPF (Windows Presentation Foundation) – Básico – Parte 1

O post WPF (Windows Presentation Foundation) – Básico – Parte 1 faz parte do curso WPF (Windows Presentation Foundation) conceitos Básicos. Este curso tem como objetivo explicar as principais funcionalidades do WPF por meio de exemplos práticos demonstrando como criar projetos do tipo WPF, como trabalhar com componentes Windows, como inserir componentes em uma Window (tela), como configurar as propriedades (características) dos componentes (utilizando a View de propriedades ou por meio da edição do código XAML), como trabalhar como eventos e muito  mais.

WPF (Windows Presentation Foundation) – Básico – Parte 1

O Windows Presentation Foundation é um componente do Microsoft .NET Framework 3.5. É considerado a próxima geração de UI (User Interface), que permite a criação de aplicações com um grau de personalização extremamente elevado, criando assim uma experiência única ao utilizador. O WPF suporta intefaces de aplicação, gráficos 2D e 3D, documentos, aceleração de hardware, gráficos vectoriais,visualização de dados interactivos e multimédia numa única estrutura (framework).

O Windows Presentation Foundation separa a parte da aparência (interface) do comportamento (ação que os componentes desempenham). A aparência no WPF é criada por meio da linguagem de marcação XAML (Extensible Application Markup Language), o desempenho/comportamento é implementado por meio de uma linguagem de programação, como por exemplo o C#. As duas partes estão ligadas entre di pelos eventos de ligação a dados e comandos.

A separação da aparência e comportamento tem as seguintes vantagens:

  • Personalização dos modelos e das aplicações
  • As ferramentas de design gráfico podem trabalhar em documentos XML “simples” em vez de ter de analisar o código.

01 – Primeiro contato

A aula demonstra como criar um projeto em WPF, apresenta algumas características do projeto e faz algumas comparações com os projetos baseados em Windows Forms.

02 – Principais Componentes

A aula tem como objetivo explicar o código XAML que é gerado ao se criar uma nova window em um projeto WPF. A aula também apresenta as principais características dos componentes visuais inseridos em uma Window.

03 – Propriedades (isEnable, ToolTip) e evento Click

A aula explica como criar um programa para calcular o salário bruto de um funcionário. Essa aula tem como objetivo reforçar os conceitos apresentados anteriormente como propriedades e eventos. A aula também apresenta duas novas propriedades que podem ser encontradas na maioria dos objetos, a propriedade isEnable e a propriedade ToolTip.

04 – Binding

A aula explica como utilizar o Binding nas propriedades dos componentes. Para isso foi criado um programa que exibe em um botão o texto digitado em um TextBox.

05 – Binding – Exercício Tabuada

A aula explica como utilizar o Binding nas propriedades dos componentes. Como exercício foi desenvolvido um software que calcula a tabuada de um número informado pelo usuário.

06 – Dock Panel

A aula tem como objetivo explicar o funcionamento do Dock Panel e como utilizá-lo para personalizar componentes utilizados na Window do WPF.

07 – Stack Panel

A aula tem como objetivo explicar o funcionamento do Stack Panel. A aula também faz uma comparação entre o Stack Panel e o Dock Panel.

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Links úteis

0 respostas em "WPF (Windows Presentation Foundation) - Básico - Parte 1"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.