C# Desenvolvimento Desenvolvimento Desktop

Lista de Exercícios de Programação Orientada a Objetos em C# – 1 Parte

Lista de exercícios

O post apresenta uma Lista de Exercícios de Programação Orientada a Objetos em C# para quem esta iniciando na programação.

Lista de Exercícios de Programação Orientada a Objetos em C# – 1 Parte

Exercício Maior Idade

Implemente um programa no qual o usuário deverá informar o nome e a idade de três pessoas. O programa deverá informar o nome da pessoa que possuir a maior idade.

Regras que deverão ser seguidas para a implementação do algoritmo:

  • É obrigatório o uso de classe para representar uma pessoa e a mesma deverá possuir como propriedades (características) um nome e uma idade.
  • A classe também deverá possuir um método chamado ExibirDados. Esse método deverá exibir o nome e a idade da pessoa em questão.
  • Ao implementar a classe é obrigatório implementar dois construtores (Sobrecarga), um que não recebe parâmetro algum e outro que irá receber o nome e a idade de uma pessoa.

Resposta

Exercício controle de animais

Crie um algoritmo/programa no qual o usuário deverá informar o nome e o tipo de cinco animais de estimação. O programa deverá exibir na tela para o usuário quantos Cachorros, Gatos e peixes foram informados.

Regras que deverão ser seguidas para a implementação do algoritmo:

  • Os únicos tipos de animais válidos são Cachorro, Gato, Peixe.
  • Caso seja informado um tipo diferente o programa deverá definir o tipo do animal como Peixe.
  • É obrigatório criar uma classe para representar o Animal.
  • A classe deverá possuir dois dados privados (propriedades) para representar as características do animal.
  • A classe deverá possuir métodos de acesso para permitir que o usuário armazene/leia os dados dos dois dados privados (propriedades).

Resposta

Exercício área de um retângulo

Crie um programa que exiba para o usuário qual é a área de um retângulo. Para implementar esse programa você deverá seguir as seguintes regras:

  • O usuário deverá informar para o programa o valor da base e altura do retângulo/quadrado.
  • É obrigatório criar/utilizar uma classe para representar o retângulo/quadrado.
  • A base e a altura informada pelo usuário deveram ser representadas na classe como propriedades.
  • O objeto deverá possuir uma propriedade para exibir o valor da área do retângulo/quadrado
  • O objeto deverá possuir um método que exiba os dados de todas as suas propriedades.

Resposta

Super dicas

Quer aprender muito mais sobre programação orientada a objetos? Então se inscreva no curso Programação Orientada a Objetos utilizando a linguagem C#.

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook, WhatsApp desenvolvimento de sistemas, Telegram desenvolvimento de sistemas e WhatsApp desenvolvimento de jogos.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Add Comment

Click here to post a comment

Inscreva-se para receber em seus e-mais as notícias do nosso site

Aprenda a criar desenhos para jogos 2D

Quer aprender a programar?