Desenvolvimento Desenvolvimento Desktop Desenvolvimento Mobile Desenvolvimento Web Dicas e Tutoriais

O que é REST API?

REST API
REST API

O post O que é Rest API? explica o que é uma REST API, descreve quais os tipos de APIs existentes e ensina como criar a sua própria REST API.

O que é REST API?

Antes de apresentar o conceito de REST API, é preciso explicar o que é uma API — Application Programming Interface. Trata-se de um conjunto de requisições que permite a comunicação de dados entre aplicações.

Para isso, a API utiliza requisições HTTP responsáveis pelas operações básicas necessárias para a manipulação dos dados. As principais requisições são:

  • POST: criar dados no servidor;
  • GET: leitura de dados no host;
  • DELETE: excluir as informações;
  • PUT: atualizações de registros.

Rest, que é a abreviatura de Representational State Transfer, é um conjunto de restrições utilizadas para que as requisições HTTP atendam as diretrizes definidas na arquitetura, isto é, são as regras que você deve seguir na hora de criar a sua própria API. Basicamente, as regras determinadas pela arquitetura Rest são:

  • cliente-servidor: as aplicações existentes no servidor e no cliente devem ser separadas;
  • sem estado: as requisições são feitas de forma independente, ou seja, cada uma executa apenas uma determinada ação;
  • cache: a API deve utilizar o cache para evitar chamadas recorrentes ao servidor;
  • interface uniforme: agrupa outros quatro conceitos em que determina que os recursos devem ser identificados, a manipulação dos recursos deve ser por meio de representação, com mensagens autodescritivas e utilizar links para navegar pelo aplicativo.

Portanto, quando se fala em Rest API, significa utilizar uma API para acessar aplicações back-end, de modo que essa comunicação seja feita com os padrões definidos pelo estilo de arquitetura Rest.

Quais os tipos de API existentes?

Basicamente, existem três tipos de APIs:

  • Privadas: que são utilizadas internamente entre as aplicações de uma empresa, ou seja, de forma local;
  • Parceiros: que são utilizadas entre parceiros de negócios ou para permitir a integração entre diferentes softwares;
  • Públicas: que podem ser utilizadas livremente. Muitas vezes são disponibilizadas por empresa para que os desenvolvedores possam fazer a integração com outras aplicações.

Para que serve o Rest API?

Há uma grande variação sobre as formas de utilização das APIs. As redes sociais, por exemplo, fornecem APIs que podem ser utilizadas em outros sites para recuperar as informações de uma página. Existem vários plugins em WordPress que acessam as redes sociais por meio delas e transformam o resultado dessa interação em pequenas visualizações do estado atual da página correspondente.

Dessa forma, se um usuário quiser curtir a página, por exemplo, não é necessário sair do site original para essa ação. Ao clicar no botão curtir, há uma chamada via API para concluir essa operação. Para que isso seja possível, as redes sociais disponibilizam um token com a devida autorização de modo que a API tenha acesso às informações.

Assim como as redes sociais, as APIs também são utilizadas em sites de E-commerce para acessar as intermediadoras de pagamento e concluir as operações de compras. Portanto, a API serve para a comunicação entre aplicações para a troca de informações de maneira rápida e segura.

Como posso criar uma REST API

Existem várias maneiras para se fazer isso. Caso esteja iniciando no mundo do desenvolvimento ou queira criar uma REST API para teste lhe indico o curso Como criar uma REST API com o Json-Server e hospedá-la no Heroku

O curso Como criar uma REST API com o Json-Server e hospedá-la no Heroku tem como objetivo facilitar a vida dos desenvolvedores ensinando como configurar um serviço REST API utilizando o Json-Server e como publicá-lo no Heroku.

Super dicas

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

Fontes: rockcontent e Vindi.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Add Comment

Click here to post a comment

Cursos em destaque

Cursos em promoção

Inscreva-se para receber em seus e-mais as notícias do nosso site

Quer aprender a programar?