Dicas e Tutoriais

9 filmes obrigatórios para os estudantes de Ciência da Computação

black camera recorder
Photo by Donald Tong on Pexels.com

A área de Ciência da Computação está ligada ao desenvolvimento de ideias, soluções e equipamentos para as diversas ferramentas que fazem parte da vida das pessoas e empresas.

No cinema, diversos são os filmes que abordam o assunto tecnologia em seus roteiros, alguns com histórias fantasiosas e proféticas, outros narrando figuras importantes da área e sua contribuição para as linguagens computacionais como as conhecemos hoje. Mas todos incentivam o estudante a refletir acerca do seu futuro como cientista de computação e sobre os próximos passos de sua profissão.

Assim, para complementar os seus estudos e ainda proporcionar bons momentos de entretenimento, selecionamos 8 filmes obrigatórios para os estudantes de Ciência da Computação. Confira a lista!

O Jogo da Imitação (2014)

Esse filme é baseado na história real de Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch), que se tornou uma lenda na precursão do que hoje conhecemos como algoritmos.

Na trama, Alan é contratado pelo governo inglês e torna-se responsável por integrar e comandar as mentes mais brilhantes da época. Juntos, eles devem desvendar o segredo de uma máquina de codificação chamada Enigma, utilizada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial para comunicações sigilosas, e dessa forma descobrirem os seus segredos e contribuírem para ganhar a guerra.

O filme é um convite para conhecer um pouco mais sobre as origens da Ciência da Computação como a temos hoje e instigar as mentes de qualquer amante do gênero a desenvolver ideias e criar soluções por meio dos conhecimentos em tecnologia.

Piratas do Vale do Silício (1999)

O filme retrata os bastidores de um mundo repleto de pura genialidade e rivalidade, em um enredo envolvendo alguns dos maiores nomes da computação mundial, como Bill Gates e Steve Jobs.

Acompanhando a luta para lançarem o primeiro computador pessoal do mundo (PC), é possível observar o cenário social da época, bem como a vida pessoal desses gênios, seus erros, sonhos e ambições. Com Steve Ballmer e Paul Allen, Gates nos mostra como viria a ser fundada a Microsoft, enquanto Jobs e Wozniak mostram o nascimento da poderosa Apple.

O filme, ao revelar algumas intrigas e disputas dentro do mercado competitivo da tecnologia, permite que os estudantes da área reflitam e consigam desenvolver suas opiniões e visões sobre o que os espera após concluírem a graduação.

Jobs (2013)

Uma biografia de uma das maiores mentes dos últimos tempos, Jobs é um filme que mostra todo o percurso do fundador da Apple, desde sua época hippie até o centro das atenções do mercado da tecnologia ao lançar o iPhone.

Aqui, Ashton Kutcher encarna Steve Jobs e nos revela os mais importantes passos de sua vida. O filme pode ser tanto uma inspiração como forma de revelar possíveis caminhos a serem seguidos (ou não) pelos futuros cientistas da computação.

A Rede Social (2010)

Narrar a trajetória de Mark Zuckerberg e a maior rede social do mundo, desde a concepção da ideia até as brigas judiciais por direitos autorais do Facebook, é o foco central desse filme que, definitivamente, todos os estudantes da área de Ciência da Computação deveriam assistir.

Além de mostrar o brilhantismo do nerd introspectivo de Harvard para dar vida ao Facebook, o filme é também uma lição de empreendedorismo, algo extremamente importante em meio a um mercado tão competitivo como o da tecnologia.

A Teoria de Tudo (2014)

A Teoria de Tudo conta a história de Stephen Hawking, um dos físicos mais brilhantes de todos os tempos. Na trama, é possível acompanhar as descobertas e avanços desse cientista, mesmo com toda a dificuldade e obstáculos impostos por sua triste doença.

Apesar do clima romântico e dramático do filme, é importante que, ao estudar uma área tão ligada a números e conexões com os avanços da ciência, os graduandos conheçam também quem são os maiores nomes que contribuíram com a expansão do conhecimento humano sobre questões tão abstratas como a astrofísica nos últimos tempos.

Chappie (2015)

Essa obra de ação conta as aventuras e perigos de um jovem cientista ao finalmente dotar um robô com inteligência artificial. Tudo começa a sair do controle quando alguns criminosos de uma gangue conseguem roubar o robô, e ele passa a aprender as “coisas da vida” sozinho.

O filme é interessante por tocar em vários pontos delicados sobre o assunto, levando-nos a refletir sobre as infinitas possibilidades e riscos ao se conceder inteligência às máquinas. Com o avanço crescente e cada vez veloz da tecnologia, propiciar que os estudantes de Ciência da Computação pensem a respeito dessas questões é um ponto forte do filme.

Caçada Virtual (2000)

Em Caçada Virtual, é possível acompanhar a caçada real a um dos maiores hackers da história, Kevin Mitnick. Esse gênio do crime tornou-se famoso e um dos mais procurados dos Estados Unidos após acessar documentos sigilosos do FBI.

Com o auxílio de Tsutomo Shimomura, também muito habilidoso com computadores, o agente McCoy tenta capturar Mitnick por meio de uma série de pistas deixadas no ciberespaço.

O filme é capaz de revelar aos estudantes de Ciências da Computação as mais diversas aplicações dos seus conhecimentos em nossa sociedade, e da importância de utilizá-las para o bem coletivo.

Matrix (1999)

Esse filme, primeiro de sua trilogia, nos mostra um mundo dominado pelas máquinas no qual Neo (Keanu Reeves), que trabalha como um hacker, descobre que ele e toda a raça humana vivem na verdade dentro da Matrix, um programa de computador.

Aqui tem início uma aventura dentro dos confins das redes de computador em uma luta futurística pela sobrevivência da raça humana. Além de uma boa fonte de entretenimento e inspiração, o filme também permite que os estudantes de Ciência da Computação reflitam sobre o futuro da sua profissão.

Jogador Nº 1

Em 2045, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar o amor e a realidade.

Super dicas

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Acesse a página cursos para conhecer todos os nossos cursos.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook e Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Add Comment

Click here to post a comment

Inscreva-se para receber em seus e-mais as notícias do nosso site

Quer aprender a programar?