Aceito convites para um café! :

Automação residencial: Sistema de segurança e iluminação automática

Os alunos Murilo Embersics Berlotti, Matias Emanuel, Priscila Braz e Francisco Alves da turma 41 do curso técnico de informática do Senac Presidente Prudente montaram o protótipo de um sistema de segurança e iluminação automática.

Automação residencial: Sistema de segurança e iluminação automática

O protótipo construído pelos alunos simula um sistema de segurança que é acionado no momento em que o sensor ultrassônico detecta  a presença de algo. Ao ser acionado o sistema dispara um alarme sonoro e aciona as luzes do ambiente simulada por leds. O projeto teve como objetivo colocar em pratica todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e apresentar algumas das vantagens existentes na automação residencial.

Itens utilizados para a construção do protótipo

Buzzer: Componente eletrônico que é composto por 2 camadas de Metal e uma terceira camada interna de cristal Piezoeléctrico, este componente recebe uma fonte de energia e através dela emite uma frequência sonora.

LED: light emitting diode é um componente eletrônico cuja principal característica é a emissão de luz. O led é um tipo de diodo de junção PN que se diferencia dos demais diodos principalmente pelo fato de emitir luz.

Arduino modelo UNO: Arduino é uma plataforma de desenvolvimento composta pelo Hardware (Arduino uno, mega uno, duemilanove, etc) e uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) aonde você pode escrever o seu código em linguagem C/C++ e a própria IDE fará todo o processo de compilação e transferência do código do seu PC para o Arduino.

 

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

28 de junho de 2017
Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.