Ferramentas Hardware e Software Rede de computadores Soluções para rede de computadores Windows

Como utilizar o gerenciador de disco do Windows 10

Windows 10 - Como utilizar o sistema operacional

O post ensina como utilizar o gerenciador de disco do Windows 10 para criar partições e formatar as suas unidades de discos.

Como utilizar o gerenciador de disco do Windows 10

Também é possível utilizar o gerenciador de disco da seguinte maneira.

Para iniciar o Gerenciamento de disco:

  1. Faça logon como administrador ou como membro do grupo Administradores.
  2. Clique em Iniciar -> Executar -> digite compmgmt.msc -> clique em OK. Como alternativa, clique com o botão direito do mouse no ícone Meu computador e selecione ‘Gerenciar’.
  3. Na árvore do console, clique em Gerenciamento de disco. A janela Gerenciamento de disco é exibida. Seus discos e volumes são exibidos em um modo de exibição gráfica e de lista. Para personalizar a maneira como você visualiza seus discos e volumes nos painéis superior e inferior da janela, aponte para Superior ou Inferior no menu Exibir e clique no modo de exibição que deseja usar.

Como criar uma nova partição ou uma nova unidade lógica:

Para criar uma nova partição ou unidade lógica em um disco básico:  

  1. Na janela Gerenciamento de disco, execute um dos seguintes procedimentos e, em seguida, continue na etapa 2:
    1. Para criar uma nova partição, clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado no disco básico onde deseja criar a partição e clique em Nova partição.
    2. Para criar uma nova unidade lógica em uma partição estendida, clique com o botão direito do mouse no espaço livre em uma partição estendida onde você deseja criar a unidade lógica e, em seguida, clique em Nova unidade lógica.
  2. No Assistente para novas partições, clique em Avançar.
  3. Clique no tipo de partição que deseja criar (Partição primária, Partição estendida ou Unidade lógica) e clique em Avançar.
  4. Especifique o tamanho da partição em MB na caixa Tamanho da partição e clique em Avançar.
  5. Decida se deseja atribuir manualmente uma letra de unidade, deixar o sistema enumerar automaticamente a unidade ou não atribuir uma letra de unidade à nova partição ou unidade lógica e clique em Avançar.
  6. Especifique as opções de formatação que deseja usar (Tais como as configurações do Disco) utilizando um dos seguintes procedimentos:
    1. Se não quiser formatar a partição, clique em Não formatar esta partição e clique em Avançar.
    2. Se quiser formatar a partição, clique em Formatar esta partição com as seguintes configurações e, em seguida, preencha os campos da caixa de diálogo Formatar.
  7. Verifique se as opções selecionadas estão corretas e clique em Concluir.
  8. Você deve ser capaz de ver  o novo Disco duro listado no meu computador com a nova letra do Disco e o  novo Nome do Disco.

Inscreva-se para receber em seus e-mais as notícias do nosso site

Grupos de Estudo

Participe de nossos grupos de estudo e compartilhe suas dúvias e conhecimentos com a nossa comunidade de desenvolvedores.

Whatsapp group
Logo facebook
Grupo Privado · 1.072 membros
Participar do grupo

Quer aprender a programar?