Aceito convites para um café! :

Melhor método para evitar o aquecimento do processador: Air-Cooler X Imersão no Óleo

Já pararam para pensar qual é a melhor técnica para se resfriar um microprocessador? Os alunos (Igor Xavier, Igor Chagas, Gabriel Gonçalves, Rafael Martinez) da turma 41 do Curso Técnico de Informática do Senac Presidente Prudente tiveram a ideia de verificar se o resfriamento por imersão no óleo é mais eficiente do que a técnica que utiliza o Air-Cooler.

Melhor método para evitar o aquecimento do processador: Air-Cooler X Imersão no Óleo

Para verificar qual é o melhor método de resfriamento, os alunos utilizaram como base o computador imerso em óleo construído pelos alunos Giovana Dos Santos Pessoa, Alexsander Lucas Da Silva, Paulo Kron, da turma 39 do curso técnico de informática de Senac Presidente Prudente.

O computador foi alterado tanto na parte estética, onde foi adicionado uma tampa, uma base de madeira, uma fita de LED, um espelho na parte inferior e um HD, quanto na parte lógica, substituindo o sistema operacional Ubuntu pelo sistema operacional Windows 10. Parte dessas alterações foram realizadas para possibilitar a realização dos testes de aquecimento no processador.

Desenvolvimento da Pesquisa

Em um primeiro momento, os alunos moveram os componentes do computador do recipiente (aquário) e o colocaram em um gabinete convencional para monitorar a temperatura do processador utilizando o sistema de resfriamento Air-Cooler.

Feito isso, passaram para o processo de manutenção do recipiente (aquário) e recolocação dos componentes do computador no mesmo.

Com o computador já submerso no óleo, efetuaram novamente o teste de temperatura para verificar o quanto o processador aquecia utilizando o sistema de resfriamento a base de óleo.

Para fazer com que o processador trabalha-se em um ritmo elevado, isto é, acima do normal, foi utilizado o software FurMark, programa que realiza testes de desempenho e estabilidade da placa de vídeo e do processador.

Para monitorar a temperatura do processador a todo instante, os alunos utilizaram o software RealTemp, software voltado para monitorar a temperatura do processador. Os testes realizados duraram um período de três horas.

O vídeo a seguir ilustra todo o processo realizado durante a pesquisa.

As imagens a seguir ilustram ilustram todo o processo realizado durante a pesquisa.

 Resultado da Pesquisa

testecpu

Temperatura do processador em graus Celsius

A imagem ilustra o resultado dos testes efetuados no microcomputador para determinar qual é o melhor método de resfriamento, o Air-Cooler ou o resfriamento a óleo. Com base na imagem é possível verificar que o método de resfriamento a base de óleo se mostra mais eficaz do que o método de resfriamento baseado no Air-Cooler.

Empresas que colaboraram com o projeto

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/dfilitto/.

0 respostas em "Melhor método para evitar o aquecimento do processador: Air-Cooler X Imersão no Óleo"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.