Aceito convites para um café! :

Modelo TCP/IP

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP(Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet).
O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET(Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande numero de sistemas de computadores e várias organizações militares dispersas. O objetivo do projeto era disponibilizar links (vínculos) de comunicação com alta velocidade, utilizando redes de comutação de pacotes. O protocolo deveria ser capaz de identificar e encontrar a melhor rota possível entre dois sites (locais), além de ser capaz de procurar rotas alternativas para chegar ao destino, caso qualquer uma das rotas tivesse sido destruída. O objetivo principal da elaboração de TCP/IP foi na época, encontrar um protocolo que pudesse tentar de todas as formas uma comunicação caso ocorresse uma guerra nuclear. A partir de 1972 o projeto ARPANET começou crescer em uma comunidade internacional e hoje se transformou no que conhecemos como Internet.
O TCP/IP é dividido em quatro camadas aplicação (application), Transporte (transport), internet e interface de rede (Network Interface layer). Conforme ilustrado a seguir, cada camada do modelo TCP/IP corresponde a uma ou mais camadas do modelo de referência de sete camadas de interconexão dos sistemas abertos (OSI), proposto pela International Standards Organization (ISO).
Modelo de camada OSI e modelo TCP/IP
Os tipos de serviços executados e os protocolos usados em cada camada do modelo TCP/IP são descritos mais detalhadamente na tabela a seguir.

Camada
Descrição
Protocolos
Aplicação Define os protocolos de aplicativos TCP/IP e como os programas host estabelecem uma interface com os serviços de camada de transporte para usar a rede. HTTP, Telnet, FTP, TFTP, SNMP, DNS, SMTP, X Windows, outros protocolos de aplicativos
Transporte Fornece gerenciamento de sessão de comunicação entre computadores host. Define o nível de serviço e o status da conexão usada durante o transporte de dados.

Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?).
TCP, UDP, RTP
Internet Empacota dados em datagramas IP, que contêm informações de endereço de origem e de destino usadas para encaminhar datagramas entre hosts e redes. Executa o roteamento de datagramas IP. IP, ICMP, ARP, RARP
Interface de Rede
Especifica os detalhes de como os dados são enviados fisicamente pela rede, inclusive como os bits são assinalados eletricamente por dispositivos de hardware que estabelecem interface com um meio da rede, como cabo coaxial, fibra óptica ou fio de cobre de par trançado.
Ethernet, Token Ring, FDDI, X.25, Retransmissão de Quadros, RS-232, v.35

Vídeos Ilustrativos

Fonte:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP
  • http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc784576(v=ws.10).aspx
4 de setembro de 2014
Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.