Dicas e Tutoriais Rede de computadores Soluções para rede de computadores Windows

Qual a diferença do cabo de rede CAT5, CAT5e e CAT6?

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE REDES

Apesar de todo cabo de rede parecer igual, as diferenças vão muito além da aparência e influenciam diretamente no desempenho da rede, seja ela residencial ou comercial. Neste comparativo, detalharemos a diferença do cabo de rede CAT5, CAT5e e CAT6.

Qual a diferença do cabo de rede CAT5, CAT5e e CAT6?

As diferenças entre os cabos resumem-se, basicamente, à largura de banda, frequência e diafonia, que é a sensibilidade a interferências. Acompanhe uma análise de cada um dos tipos e, ao final, um comparativo para que a diferença entre eles fique ainda mais clara.

CAT5

O cabo CAT5 (acrônimo de Category 5, ou Categoria 5) é formado por quatro pares de cabos de cobre trançados e revestidos por uma capa de plástico. Ele tem uma largura de banda de até 10 Mb/s a uma distância de 100 metros, frequência de 100 MHz e é muito suscetível a interferências, o que acaba prejudicando o seu desempenho.

CAT5e

O cabo CAT5e (acrônimo de Category 5 enhanced, ou Categoria 5 melhorada) é muito similar ao seu antecessor, o CAT5. Também conta com quatro pares de cabos de cobre trançados e é capaz de alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s, até dez vezes a velocidade de seu antecessor.

Outra diferença é o trançamento dos pares, feita de forma mais justa, aumentando o número de torções por polegada e resultando em um cabo um pouco menos suscetível a interferências.

CAT6

O cabo CAT6 (acrônimo de Category 6, ou Categoria 6) é o sucessor do CAT5e. Ele conta com os mesmos quatro pares de cabos de cobre trançados, mas com uma torção ainda mais forte que a do CAT5e, além de um isolamento entre os pares trançados. Isso permite uma diminuição significativa em relação à suscetibilidade a interferências entre os próprios pares e externas.

Além disso, o CAT6 opera em uma frequência de 250 MHz e pode alcançar uma largura de banda de 1 Gb/s a 100 metros de distância ou 10 Gb/s a uma distância de até 55 metros.

Comparação

Para facilitar a compreensão e comparação entre os três cabos, montamos a seguinte tabela, na qual é possível ver as velocidades alcançadas por cada tipo de cabo e a que distância, além da frequência de cada um deles.

TipoDistânciaAté 100 Mb/sAté 1 Gb/sAté 10 Gb/sFrequência
CAT5100 metrosX100 MHz
CAT5e100 metrosXX100 MHz
CAT6100 metrosXX250 MHz
CAT655 metrosXXX250 MHz

Conclusão

Após comparar os tipos de cabos disponíveis, é fácil perceber que o CAT5 não tem mais função no mercado, uma vez que tem uma baixa disponibilidade de banda e é muito suscetível a interferências. O CAT5e e o CAT6 (mesmo a 100 metros), por sua vez, atende, com tranquilidade, a maioria das demandas residenciais e comerciais ao atingirem até 1 Gb/s.

About the author

Danilo Filitto

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná - UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.

Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Atualmente leciono na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e possuo vários cursos na Udemy (https://www.udemy.com/user/danilo-filitto/).

Além disso, sou o CEO dos sites https:www.dfilitto.com.br e https:www.makeindiegames.com.br

Você também pode me encontrar no YouTube por meio do endereço https://www.youtube.com/danilofilittoppr

Add Comment

Click here to post a comment

Inscreva-se para receber em seus e-mais as notícias do nosso site

Quer aprender a programar?