Hardware e Software Rede de computadores Soluções para rede de computadores Linux Soluções para rede de computadores Windows

Redes – Classes de endereços IP

Computação em nuvem

O IP ( Internet Protocol,) é um protocolo usado para identificar dispositivos, conexões ou redes de computadores.

Existe duas Versões o IPv4 e o IPv6. O post Redes – Classes de endereços IP aborda especificamente o IPv4 e tem como objetivo apresentar o conceito de classes de endereços.

Redes – Classes de endereços IP

Um endereço IPv4 é formado por 32 bits que é o mesmo que dizermos que possui quatro octetos representados na forma decimal (ex: 192.168.0.1). Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam-nos a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.

Com o objectivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP (Classes: A, B, C, D e E).

redes

Originalmente, o espaço de endereçamento IP foi dividido estruturas de tamanho fixo designadas  de “classes de endereço”. As principais são a classe A, classe B e classe C. Com base nos primeiros bits (prefixo) de um endereço IP, conseguimos facilmente determinar rapidamente a qual a classe pertence de determinado endereço IP.

De forma a resumir a informação relativamente às classes de redes IP, criei a seguinte tabela:

redes1

Analisando as três principais classes (A, B e C) podemos verificar o seguinte:

classe A possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits N.H.H.H) de um endereço IP identifica  a rede e os restantes 3 octetos ( 24 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe A – 120.2.1.0

A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits N.N.H.H) de um endereço IP identificam  a rede e os restantes 2 octetos ( 16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe B – 152.13.4.0

A classe C possui um conjunto de endereços que vão desde o 192.0.0.0 até 223.255.255.0, onde os três primeiros octetos (24 bits N.N.N.H) de um endereço IP identificam  a rede e o restante octeto ( 8 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.

  • Exemplo de um endereço Classe C – 192.168.10.0

Reforço sobre o protocolo IP e suas classes

EM RESUMO…

Endereços Classe A permitem menos redes mas mais hosts por rede, enquanto por exemplo endereços classe C permitem mais redes mas menos endereços disponíveis por cada rede.

Fonte: pplware