Aceito convites para um café! :

HTML5 & CSS3 – 01 Estrutura básica de uma página HTML

O post HTML5 & CSS3 – 01 Estrutura básica de uma página HTML faz parte do curso completo HTML5 & CSS3 que tem como objetivo demonstrar como implementar páginas WEB utilizando o HTML5 e o CSS3. Serão apresentadas as principais tags HTML responsáveis por incluir objetos como imagens, links, títulos e tabelas. Também será demonstrado como formatar os elementos presentes em uma página HTML utilizando o CSS3.

HTML5 & CSS3 – 01 Estrutura básica de uma página HTML

Estrutura básica

A estrutura básica do HTML5 é formada por um conjunto de tags que definem as principais características/partes do documento HTML. A seguir a estrutura básica de um documento HTML.

<!doctype html>
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
<title>Untitled Document</title>
</head>
<body>
</body>
</html>

<!DOCTYPE html>

O Doctype indica para o navegador e para outros meios qual a especificação de código utilizar. Em versões anteriores, era necessário referenciar o DTD diretamente no código do Doctype. Com o HTML5, a referência por qual DTD utilizar é responsabilidade do Browser. O Doctype não é uma tag do HTML, mas uma instrução para que o browser tenha informações sobre qual versão de código a marcação foi escrita.

<HTML>

A tag HTML indica o início da página HTML. Toda página possui a tag que indica o início <html> e o fim </html> do documento HTML. O código HTML é uma série de elementos em árvore onde alguns elementos são filhos de outros e assim por diante.

<HEAD>

A Tag HEAD é onde fica toda a parte inteligente da página. No HEAD ficam os metadados. Metadados são informações sobre a página e o conteúdo ali publicado.

<meta charset>

A Tag <meta charset=”utf-8″> é responsável por determinar qual  tabela de caracteres será utilizado para escrever o conteúdo da página. Essa tabela serve para mapear em formato de número todos os caracteres que poderão ser utilizados em seu código. UTF8 (8-bit Unicode Transformation Format) é um tipo de codificação Unicode de comprimento variável criado por Ken Thompson e Rob Pike. Pode representar qualquer carácter universal padrão do Unicode, sendo também compatível com o ASCII.

<title>

A tag title tem como objtivo determinar o título da página.

<body>

A tag body indica qual parte do documento representa seu corpo, isto é, em que lugar devemos inserir as tags que representarão os elementos da página que serão visíveis para os usuários como tabelas, links, paragrafos, etc.

Assista a próxima aula acessando o post – HTML5 & CSS3 – 02 Tags para Links, Parágrafos e Cabeçalhos

Acesse nosso canal no YouTube para visualizar outros vídeos sobre programação, como por exemplo Python, Java e Desenvolvimento de sistemas comerciais utilizando a linguagem C#.

9 de dezembro de 2015
Site desenvolvido por © Danilo Filitto. Todos os direitos reservados.